Toxina Botulínica
A toxina botulínica, mais popularmente conhecida como “botox”, tem diversas indicações hoje dentro da dermatologia como: tratamento das rugas de expressão, melhora da definição do contorno do rosto, melhora da flacidez do pescoço, tratamento da hiperidrose (suor excessivo em axilas, palma das mãos e planta dos pés), dentre outros.
A toxina botulínica é produzida pela bactéria Clostridium botulinum e quando aplicada em um músculo facial específico provoca relaxamento muscular por meio da inibição de uma substância química chamada acetilcolina na junção entre o nervo e o músculo (placa neuromuscular).
A terapia é bem tolerada, rápida e feita pós aplicação de anestésico tópico. A ação da toxina botulínica inicia após 48 a 72 horas do procedimento, atingindo o resultado máximo em até 15 dias. O efeito da toxina permanece por 3 a 6 meses, aproximadamente, a depender de cada organismo, com posterior desaparecimento gradual. Após esse período o músculo volta à sua contração normal. (DISPONÍVEL NO CONSULTÓRIO).