Psoríase
Psoríase é uma doença inflamatória crônica, imuno-mediada e não contagiosa, onde a susceptibilidade genética associada a fatores ambientais podem estar envolvidos no desenvolvimento da doença.
Sua apresentação clínica mais frequente é a psoríase em placas. Nessa forma as lesões caracteristicamente são avermelhadas e descamativas e estão localizadas na pele dos cotovelos, joelhos e corpo.
O acometimento das unhas se manifesta como unhas grossas, sulcadas, descoladas e com depressões puntiformes.
Outras formas como a psoríase palmo-plantar, gutata e eritrodérmica são menos prevalentes.
Os principais fatores que podem desencadear ou piorar a psoríase são: histórico familiar, estresse, obesidade, tempo frio, consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, alguns tipos de medicamentos, como antidepressivos.
O tratamento é definido pelo tipo e gravidade do quadro clínico de cada paciente. Nos casos leves é recomendado hidratar a pele, aplicar medicamentos tópicos apenas na região das lesões e exposição diária ao sol, nos horários e tempo adequados e seguros. Podendo estes procedimentos serem suficientes para melhorar o quadro clínico.
Nos casos moderados, o tratamento com exposição à luz ultravioleta A (PUVA) ou ultravioleta B (banda estreita) em cabines pode ser associado com os tratamentos tópicos instituídos. Indica-se medicação via oral ou injetável nos casos mais graves da doença ou naqueles com pouco controle com as terapias previamente citadas. Hoje, com a vasta gama de medicamentos disponíveis para o tratamento desta patologia, é possível ter um bom controle das lesões.