Dermatite Seborreica / Caspa
A dermatite seborreica, também conhecida como caspa, é uma inflamação do couro cabeludo que causa descamação e vermelhidão, achados que também podem estar presentes em algumas áreas da face, como sobrancelhas, cantos do nariz e orelhas. Muitos casos apresentam coceira associada, porém não é uma doença contagiosa e não é causada por falta de higiene.
A caspa ocorre em pessoas com predisposição genética ou pode ser desencadeada por agentes externos como estresse, mudanças bruscas de temperatura, alergias, álcool, certos tipos de medicação, excesso de oleosidade e doenças em geral. O fungo Pityrosporum ovale também foi associado à doença.
A caspa não tem cura definitiva, mas sim controle. Pessoas muito predispostas precisam tratar continuamente. Devido a inflamação, os fungos crescem com mais facilidade e perpetuam o processo inflamatório.
O tratamento vai depender da gravidade do quadro e pode envolver o uso de xampus que contenham piritionato de zinco, ácido salicílico, alcatrão, selênio, enxofre, zinco e/ou cetaconazol e, eventualmente, corticosteroide. Em casos extremos pode ser necessária medicação sistêmica via oral.