Rosácea
A rosácea é uma doença vascular inflamatória crônica que se caracteriza por deixar a pele vermelha e com lesões que lembram espinhas espalhadas principalmente na face. A pele do paciente com rosácea geralmente é mais sensível e seca, ficando facilmente irritada com ácidos e produtos dermatológicos no geral. Acomete principalmente mulheres entre 35 e 65 anos.
A causa da rosácea ainda não está esclarecida, mas sabe-se que existe uma predisposição individual (brancos e descendentes europeus) e familiar. Considera-se ainda a participação de um ácaro da flora normal da pele chamado de Demodex folliculorum, e da bactéria Bacillus oleronius, que colonizam esse fungo.
Existe uma série de fatores que podem desencadear ou agravar a rosácea, aumentando o fluxo de sangue para a superfície de sua pele: alimentos ou bebidas quentes, alimentos picantes, álcool, temperaturas extremas, exposição ao sol, estresse, exercício físico extenuante, banhos quentes ou saunas, uso de corticosteroides, uso de medicamentos que dilatam os vasos sanguíneos, incluindo alguns medicamentos para pressão arterial.
O tratamento será individualizado e definido a depender do quadro clínico apresentado pelo paciente, podendo ser utilizado antimicrobianos tópicos ou orais, antiparasitários, isotretinoína oral, filtro solar, associados ou não à realização de procedimentos como a luz intensa pulsada.